(OU)VISSE O VERSO? PROCESSOS CRIATIVOS EM POESIA HÍBRIDA
POESIA HÍBRIDA, POESIA VISUAL, POESIA SONORA,
POEMA-OBJETO, TRANSDISCIPLINARIDADE
Esta dissertação de mestrado promove um estudo autocrítico de natureza prático-
teórica sobre relações entre visualidades, sonoridades, letras e palavras na poesia
híbrida e seus suportes. Amplia a leitura, análise e relatos do processo criativo
autoral e dos conceitos, pesquisas e referências no campo das artes visuais
contemporâneas, inter-relacionando histórico e atualidade. A condução
visual/sonora desse processo foi descrita, produzida ou projetada a partir de meios
digitais e artesanais. A pesquisa se insere na área de processos de criação e
compõe obras posicionadas na fronteira entre linguagens, tendo a
transdisciplinaridade como contexto artístico. Conceitua através de obras, autores
e relatos de outros poetartistas que trazem a poesia a esmaecer fronteiras entre
linguagens. O escopo teórico aborda a metodologia em Crítica Genética, de Cecília
Salles, escritos de/e sobre artistas e aspectos da semiótica de Charles Pierce, pela
perspectiva de Lúcia Santaella, referentes ao uso das múltiplas linguagens em
cruzamento. O objeto de estudo está centrado na apresentação poética dos modos
visuais da escrita e outras formas de expor o verbal, o sonoro e o imaginário. A
pesquisa analisa e expõe a poesia em estado híbrido na intenção de manifestar
poeticidades na audição, leitura e visão simultaneamente.