Banca de DEFESA: FRANCISCA EMANUELLA SALVADOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA EMANUELLA SALVADOR
DATA : 22/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: PPGAV
TÍTULO:

Arte e virtualidade: experiência do público visitante do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães a partir do Google Arts & Culture.

 

PALAVRAS-CHAVES:

artes visuais; cibercultura em museus; estudo de público em museus; Museu de Arte
Moderna Aloisio Magalhães; Google Arts & Culture.

 

PÁGINAS: 194
RESUMO:

A pesquisa objetiva analisar a experiência do público visitante do Museu de Arte Moderna Aloisio
Magalhães, localizado no município de Recife em Pernambuco, Brasil, na perspectiva da arte e
virtualidade na cibercultura, a partir do Google Arts & Culture. A pesquisa se configura como estudo
de público em museus, com ênfase na experiência de interação do público visitante com o Museu de
Arte Moderna Aloisio Magalhães. As reflexões em torno do tema estudos de público em museus,
especialmente pensando o museu no contexto das tecnologias de informação e comunicação como
possibilitadora de novas experiências de interação aos públicos dos museus, vêm sendo discutida por
estudiosos de diversas áreas do conhecimento, a exemplo da Museologia, Comunicação, Educação,
Design, dentre outras. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, documental e descritiva. A
pesquisa foi amparada por métodos qualitativos e quantitativos. São sujeitos da pesquisa, os
mestrandos em Artes Visuais. Utiliza questionário como instrumento de coleta de dados, o qual é
composto por questões abertas e fechadas, sendo a última parte respondida mediante realização de
duas tarefas. Como procedimento de análise dos dados, está centrada na análise de conteúdo pelo
estabelecimento de categorias temáticas: perfil dos sujeitos; hábito de visita a museus; experiência de
interação com o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães no Google Arts & Culture. Os resultados
obtidos revelam que o público investigado manifesta interesse no museu digital, sendo suas
experiências influenciadas pelo repertório individual, o qual abrange a proficiência na manipulação
das ferramentas destinadas à exploração da plataforma. Conclui que a experiência do público visitante
do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães no Google Arts & Culture apresenta similaridades,
apesar de alguma diversidade no perfil do grupo investigado quanto à faixa etária, geração, formação,
dentre outros. As experiências individuais revelam a singularidade inerente a cada interação digital,
contribuindo para compreensão das relações entre o museu, o público, a arte e o ambiente virtual.

 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA - UFPB
Presidente - ***.625.847-** - LUCIANA FERREIRA COSTA - UFPB
Interna - ***.973.148-** - MARIA EMILIA SARDELICH - UFPB
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 10:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03