EXPERIÊNCIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS CONECTADAS COM A TEIA DA VIDA PLANETÁRIA.
EXPERIÊNCIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS CONECTADAS COM A TEIA DA VIDA PLANETÁRIA.
O projeto de dissertação que se propõe parte da seguinte questão geradora: como
desenvolver práticas de ensino/aprendizagem em Artes Visuais com crianças em um
ambiente de ateliê a fim de consolidar aprendizagens conectadas com a teia da vida
planetária? Essa pergunta geradora aponta para o objetivo geral de investigar a criação
de estratégias de ensino/aprendizagem em Artes Visuais com crianças em um ambiente
de ateliê para a consolidação de aprendizagens conectadas com a teia da vida
planetária. Para alcançar esse objetivo geral delineia os seguintes objetivos
específicos: revisitar as noções de experiência e arte como experiência; relacionar as
experiências do ter e ser natureza na teia da vida; apresentar o conceito de transtorno do
déficit de natureza; caracterizar as infâncias e crianças do século XXI; descrever o
processo de criação de estratégias de ensino/aprendizagem em Artes Visuais com
crianças em um ambiente de ateliê. A opção metodológica compreende o percurso como
uma Investigação Baseada em Artes (IBA), fundamentada no enfoque construcionista em
que nem a investigadora nem os caminhos que vai percorrer precedem a investigação.
Considera que a história da investigação será contada com a colaboração das crianças
que participam do ateliê e com as quais pretende desenvolver as estratégias de
ensino/aprendizagem em Artes Visuais conectadas com a teia da vida planetária. A
fundamentação teórica se constrói a partir das noções de: experiência, de Dewey (2010) e
Larossa (2002); Transtorno do Déficit de Natureza, de Louv (2016); o Bem Viver, de
Krenak (2020) e o acontecer artístico de Esbell (2018).