A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFPE NO CONTEXTO DA PANDEMIA.
Formação Docente. Artes Visuais. Educação. Tecnologia.
Pandemia.
Tendo em vista que a pandemia mudou nossos hábitos influenciando em todos
os aspectos do nosso cotidiano principalmente na educação esta pesquisa investigou a
formação do professor de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco, a fim de
compreender as (re)invenções e práticas vivenciadas na formação inicial no período da
pandemia. Para tanto, foi necessário identificar os componentes curriculares, obrigatórios
e eletivos, oferecidos remotamente na Licenciatura em Artes Visuais no contexto
pandêmico (2020 - 2021) e compreender o que coordenação e docentes atuantes nos
componentes curriculares elencados, experienciaram no ensino remoto, identificando as
transformações, (re)invenções e (re)organizações das práticas vivenciadas remotamente
na Licenciatura em Artes Visuais a partir da fala dos docentes, de observações e dos
materiais por eles disponibilizados. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa através do
procedimento bibliográfico, documental e de pesquisa de campo com caráter exploratório
e descritivo com abordagem qualitativa. Diante disso, constatamos que a continuação das
aulas por meio do ensino remoto foi acatada após várias reuniões com toda a comunidade
acadêmica tendo-se criado um calendário suplementar facultativo, 2020.3 gerando para
coordenação e para os docentes da licenciatura em Artes Visuais dificuldades iniciais com
a oferta de componentes curriculares práticos, mas que foram contornados e os docentes
conseguiram se adaptar ao momento atuando com autonomia.