Banca de DEFESA: LINDINELHA DA HORA CORREIA

DISCENTE : LINDINELHA DA HORA CORREIA
DATA : 30/08/2022

A HISTÓRIA DA DESCOBERTA DO DNA EM QUADRINHOS: APRESENTAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E LÚDICA

ensino de biologia; estrutura do DNA; histórias em quadrinhos.

O ensino de Genética e Biologia Molecular costuma gerar problemas de compreensão nos alunos. Além disso, é difícil para os alunos entender os experimentos clássicos da genética, quando sem acesso a recursos didáticos que possibilitem uma melhor compreensão entre teoria e prática. Histórias em quadrinhos (HQs) podem representar ferramentas úteis para contextualizar tais experimentos, através de personagens e histórias. Com uma linguagem rica em imagens, as HQs podem também representar os experimentos de maneira mais visual, o que facilita a abstração e a compreensão dos experimentos históricos, ilustrando o processo científico por trás desses experimentos. Neste estudo, foi proposta a construção de uma Sequência Didática (SD) para a criação de uma história em quadrinhos com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre a estrutura do DNA baseada na história da sua descoberta. A SD foi desenvolvida com 20 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de referência da rede pública. As atividades da SD envolveram visualizações de vídeos, mapas mentais, roda de conversa e construção de uma HQ pelos estudantes, a partir da investigação de situações-problemas. A análise foi realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre e Lefevre (2005). Os resultados demonstraram que a SD foi satisfatória no que se refere à aprendizagem significativa, além de criar motivação para o aprendizado.

Presidente - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Interno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Externa à Instituição - TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 29/08/2022 07:31