Banca de DEFESA: MARCELO VIEIRA BEZERRA

DISCENTE : MARCELO VIEIRA BEZERRA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET

PRODUÇÃO DE UM GUIA DE ORIENTAÇÃO SOBRE BIOINDICADORES AMBIENTAIS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA BIOLOGIA

Bioindicadores ambientais; Ensino Investigativo; Sequência Didática

O homem com suas práticas e escolhas vem alterando o meio ambiente de forma substancial, transformando paisagens e interferindo na biodiversidade. Atualmente, vários países desenvolvem programas de monitoramento dos ambientes a partir de bioindicadores, já que existe uma pressão dos órgãos ambientais e a liberação de recursos financeiros fica atrelada a essas informações sobre a qualidade do ambiente. Diante do exposto, o presente estudo desenvolveu um Guia de apoio ao docente para a prática do tema transversal bioindicadores ambientais no ensino médio, para ser disponibilizado aos institutos federais e escolas da rede pública do estado de Pernambuco, utilizando como ambiente norteador o Bioma Caatinga, a partir da proposição de uma sequência didática investigativa (SEI) planejada pelo docente, a qual prioriza a participação ativa de estudantes. O enfoque em meio ambiente, de modo a relacionar a Botânica, a Zoologia e a Ecologia foi escolhido como campo de estudo pelo fato de seus conteúdos serem vistos como complexos quando apresentados aos estudantes sem abordagem investigativa. O trabalho teve como base o cronograma aplicado à disciplina de Biologia VI, a qual é ministrada no curso técnico-integrado de Mecatrônica, no 6º período do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru, e tem como público alvo alunos com idade entre 16 e 18 anos. Este estudo foi desenvolvido sob uma metodologia qualiquantitativa, pois se propôs a elaborar um recurso didático a partir de um olhar avaliativo processual e contínuo. Espera-se que o guia construído possa estimular os docentes a planejar e aplicar atividades que priorizem metodologias ativas e inspire o desenvolvimento de outros recursos de caráter investigativo. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca promover o desenvolvimento de um senso crítico e construtivo nos discentes a partir de intervenções dos docentes que passarem a fazer uso do produto construído. O intuito é estimular a percepção das diversas relações biológicas existentes entre as áreas estudadas, exaltando a importância do ensino investigativo.

Externa à Instituição - MAGADA MARINHO ROCHA DE LIRA - IFPE
Interno - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Presidente - 1742838 - SIMEY DE SOUZA LEAO PEREIRA MAGNATA
Notícia cadastrada em: 25/08/2022 07:32