Banca de DEFESA: ANDRE LUIZ DOS SANTOS CASTELO BRANCO

DISCENTE : ANDRE LUIZ DOS SANTOS CASTELO BRANCO
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Google Meet

PROTAGONIZANDO A APRENDIZAGEM SOBRE SEXUALIDADE HUMANA E COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO, UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Adolescência, Educação Sexual, Gravidez na adolescência.

Por um lado, a educação sexual sempre foi tida como um tabu tanto na sociedade em geral como nas escolas, em uma, pelas questões de costumes relacionada a religião e educação familiar e na outra, devido ao receio por parte de alguns educadores de se tocar em determinado assunto, o que acabada fazendo com que aulas relacionadas ao tema componente biológico em seu viés conceitual e tudo faz com que os estudantes fiquem imersos em um mundo cheio de informações, mas quase sempre sem nenhuma formação sobre comportamentos sexuais de risco, podendo ser expostos a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e/ou gravidez na adolescência. Sendo assim, os professores que se propõe a trabalhar de maneira mais profunda precisam escolher estratégias que busquem a efetivação de uma ação educativa mais focada no desenvolvimento da responsabilidade, protagonismo e autonomia dos estudantes. Desta feita, o presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática (SD) que faz uso de alguns recursos metodológicos como Sequência Didática Interativa (SDI) e roda de conversa para a construção coletiva do entendimento de temas como comportamento sexual de risco e gravidez na adolescência, a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes e contato com profissionais da área de saúde e de pessoas que experenciaram uma gravidez na adolescência, que possibilite atitudes mais positivas dos educandos acerca de sua saúde sexual.

Externo à Instituição - ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Presidente - 1038543 - SIMONE DO NASCIMENTO FRAGA
Notícia cadastrada em: 01/08/2022 08:23