Banca de DEFESA: FLAVIO BESERRA BARBOSA

DISCENTE : FLAVIO BESERRA BARBOSA
DATA : 29/08/2022

JÚRI SIMULADO: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO

metodologias ativas, ensino-aprendizagem, autodidatismo, sequência didática, evolução

Diante das variadas ferramentas pedagógicas propostas na educação, as escolas ainda insistem em métodos tradicionais de ensino onde o aluno é um ser passivo no processo ensino-aprendizagem. Buscar novas metodologias para o ensino da Biologia, instiga os alunos a saírem da sua “zona de conforto” e se tornarem protagonistas de seu aprendizado. Assim, o uso de metodologias ativas, como a prática do júri simulado, propõe maior autonomia ao estudante para buscar investigar os acontecimentos sobre a evolução humana de uma maneira mais prazerosa e descontraída, pois ele apropria-se do autodidatismo podendo assim, adquirir novas habilidades e competências. Nesse contexto, o estudo proposto traz uma reflexão através da análise de propostas pedagógicas que utilizam o júri simulado como instrumento educacional no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, observaremos um estudo que aponta como elemento pedagógico a prática do júri simulado sobre Evolução Humana. Assim, o produto pedagógico (Manual para orientação do júri simulado), terá como base uma sequência didática investigativa (SDI), e através dela serão vivenciadas todas as etapas da atividade proposta até a culminância na apresentação da sessão do tribunal júri simulado. O objetivo aqui, é propor um júri simulado como estratégia pedagógica para o ensino do tema evolução humana, sendo este sistematizado através de uma SDI.

Interno - 2887335 - DANILO DE CARVALHO LEANDRO
Presidente - 1615555 - FRANCISCO CARLOS AMANAJAS DE AGUIAR JUNIOR
Externa à Instituição - TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 10:12