Banca de DEFESA: MARIANA XAVIER DOS SANTOS

DISCENTE : MARIANA XAVIER DOS SANTOS
DATA : 23/08/2022

A prática da quadrilha como ferramenta pedagógica para o ensino de fisiologia do sistema endócrino

Atividade rítmica e expressiva, Dança, Ensino de biologia, Ensino por investigação, Interdisciplinaridade e Metodologias ativas.

O estudo do sistema endócrino é inquietante e riquíssimo em detalhes. Está relacionado a muitos aspectos da vida cotidiana, tornando-se deveras importante e necessário o seu aprendizado para melhor entendimento de sua importância e funções. Porém, é um sistema complexo, cuja compreensão não é tão simples devido ao fato de se correlacionar com vários outros “eixos temáticos” da biologia, em especial o sistema nervoso. Além de se associar com outras ciências, como a Bioquímica por exemplo. Portanto, necessitando de certa dose de abstração para a sua adequada compreensão. Além disso, é um conteúdo extenso, o que adiciona certa dificuldade ao seu aprofundamento em sala de aula. Esta pesquisa qualitativa quanto a abordagem e de natureza exploratória e descritiva, propôs uma Sequência Didática instigante que agregou uma dança ao ensino por investigação. Para tanto, os alunos estudaram o sistema endócrino e investigaram maneiras de representar seu funcionamento, mecanismo de ação e receptores, nas coreografias da dança, bem como na musicalidade. Como resultado, concluiu-se que esta estratégia didática pôde favorecer o processo de construção e aprofundamento do conhecimento, pois os estudantes conseguiram construir um roteiro de quadrilha junina recriada de modo que cada música escolhida demonstrasse algum aspecto do sistema endócrino, bem como cada coreografia elaborada. Os discentes também demonstraram atenção e disposição após a dança, bom entrosamento no trabalho em equipe, criatividade, estudo da cultura nordestina e de sua arte. Assim, ao final da aplicação da intervenção do projeto foi produzida uma quadrilha e um guia para docentes como produtos dos estudantes e da pesquisadora, respectivamente.

Presidente - 1541578 - EMERSON PETER DA SILVA FALCAO
Interno - 1256096 - SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO
Externa à Instituição - TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 28/07/2022 10:00