Banca de DEFESA: JOSE IVYRSON DE PAULA

DISCENTE : JOSE IVYRSON DE PAULA
DATA : 16/08/2022

O ensino da Biologia por metodologias ativas: construindo um manual para investigar a interação entre plantas e polinizadores através da produção de exsicatas

ensino por investigação, herbário didático, síndromes de polinização, sequência didática, eletiva, currículo de biologia.

O ensino de Biologia requer, na atualidade, uma inovação dos professores no desenvolvimento de metodologias que coloquem o estudante como o centro do processo de ensino-aprendizagem. Porquanto, é nessa perspectiva que surgem as Metodologias Ativas e a crescente necessidade de investigar os fatos para se obter um aprendizado efetivo, estando o professor como mediador do processo e instigador das fases investigativas. Diante disso, um dos temas do currículo de Biologia, que mais causa indagações, é a evolução das espécies, portanto, estudar a interação entre os dois grupos com maior abundância de seres vivos, as plantas angiospermas, e os animais polinizadores, utilizando-se do uso de exsicatas, produzidas com exemplares coletados na EREM Pastor José Florêncio Rodrigues, no Cabo de Santo Agostinho-PE, através de uma Sequência Didática Investigativa, torna o processo de descoberta mais rico de significados para a vida de cada educando. Para operacionalizar esse estudo, foi realizada uma pesquisa-ação quanti-qualitativa de natureza aplicada, desenvolvida em uma disciplina eletiva semestral, trabalhando conteúdos relacionados às plantas e aos animais, a interação entre esses grupos de seres vivos, e a confecção de exsicatas, instrumentos biológicos de consulta para estudos futuros. Deste modo, os resultados obtidos foram satisfatórios e envolveram a construção de conceitos, antes desconhecidos pelos discentes, assim como o sentimento de pertença e cuidado com a natureza, e com o patrimônio ecológico da escola. Ainda, como produto, elaboramos um manual para que professores possam aplicar essa sequência em suas salas de aula, e um herbário didático com exsicatas da própria comunidade escolar.

Externa à Instituição - ELISANGELA LUCIA DE SANTANA BEZERRA - UFRPE
Interno - 1256096 - SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO
Presidente - 3630607 - TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
Notícia cadastrada em: 28/07/2022 09:42