Banca de DEFESA: FERNANDA KARINE GLORIA DOS ANJOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA KARINE GLORIA DOS ANJOS
DATA : 16/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

VIDAS ENSINAM: Um guia de orientações e diretrizes para o ensino de Fisiologia Humana do Sistema Digestório na perspectiva da educação inclusiva


PALAVRAS-CHAVES:

História oral. Metodologia. Educação. Inclusão. Ensino de Biologia.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

No presente Trabalho de Conclusão de Mestrado buscamos abordar as contribuições do uso de metodologias inclusivas, no ensino de Biologia, para estudantes com deficiência auditiva e/ou outras, matriculados em salas regulares no Ensino Médio. Para isso, realizou-se um trabalho interdisciplinar entre a metodologia da História e a Biologia, a partir da história oral/história de vida, para a construção de um guia contendo práticas pedagógicas produzido a partir de memórias orais, onde professoras, mediante entrevistas realizadas pela pesquisadora, relataram sobre a vida profissional, suas técnicas e métodos. As entrevistas foram transcritas para apuração mais completa sobre como usavam as metodologias referidas e aplicavam no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos relatos das professoras e dos referenciais literários, identificamos que pessoas com deficiência auditiva usam as imagens e representações do cotidiano para melhor compreensão e, portanto, melhor aprendizagem. A partir disso, a pesquisa resultou na construção do guia de orientações e diretrizes para o ensino de Fisiologia Humana do Sistema Digestório na perspectiva da educação inclusiva, destinado a docentes de Biologia e outras áreas interessados/as em usar metodologias inclusivas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1208175 - EDSON HELY SILVA
Presidente - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Externa à Instituição - TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 28/07/2022 09:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05