VIDAS ENSINAM: Um guia de orientações e diretrizes para o ensino de Fisiologia Humana do Sistema Digestório na perspectiva da educação inclusiva
História oral. Metodologia. Educação. Inclusão. Ensino de Biologia.
No presente Trabalho de Conclusão de Mestrado buscamos abordar as contribuições do uso de metodologias inclusivas, no ensino de Biologia, para estudantes com deficiência auditiva e/ou outras, matriculados em salas regulares no Ensino Médio. Para isso, realizou-se um trabalho interdisciplinar entre a metodologia da História e a Biologia, a partir da história oral/história de vida, para a construção de um guia contendo práticas pedagógicas produzido a partir de memórias orais, onde professoras, mediante entrevistas realizadas pela pesquisadora, relataram sobre a vida profissional, suas técnicas e métodos. As entrevistas foram transcritas para apuração mais completa sobre como usavam as metodologias referidas e aplicavam no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos relatos das professoras e dos referenciais literários, identificamos que pessoas com deficiência auditiva usam as imagens e representações do cotidiano para melhor compreensão e, portanto, melhor aprendizagem. A partir disso, a pesquisa resultou na construção do guia de orientações e diretrizes para o ensino de Fisiologia Humana do Sistema Digestório na perspectiva da educação inclusiva, destinado a docentes de Biologia e outras áreas interessados/as em usar metodologias inclusivas.