Banca de DEFESA: FILIPE HENRIQUE CABRAL DE ALBUQUERQUE

DISCENTE : FILIPE HENRIQUE CABRAL DE ALBUQUERQUE
DATA : 22/08/2022

ESTRATÉGIAS LÚDICAS E INVESTIGATIVAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA INVERTIDA: APRENDENDO SOBRE SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO

ensino por investigação; ludicidade; sexualidade; educação sexual; engajamento discente.

Apesar da importância do ensino da saúde e educação sexual ao longo da educação básica apontada pela literatura, sua abordagem ainda é marcada por tabus e pautada num ensino tradicional dissossiado das questões sociais e emocionais que acompanham o tema. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as implicações de uma sequência didática lúdica e investigativa vivenciada no contexto da sala de aula invertida para a aprendizagem e o engajamento de alunos do ensino médio quanto ao tema saúde e educação sexual. A metodologia deste estudo pautou-se na pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com resultados apresentados por meio de relato de experiência. A pesquisa teve como unidade empírica a Escola de Referência em Ensino Médio Senador Petrônio Portela, localizada na cidade do Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco, em que os sujeitos participantes foram os estudantes de uma das turmas de 2o ano do Ensino Médio. A coleta de dados aconteceu através da aplicação de um questionário de caracterização discente, o qual possibilitou a elaboração de uma sequência didática sobre saúde e educação sexual, além do uso da plataforma Padlet como repositório das produções dos estudantes e um diário de bordo docente. Os resultados do estudo demonstraram que as estratégias lúdicas e investigativas, materializadas através de brincadeiras, desafios, estudos de casos e outras situações didáticas, se mostraram eficazes para aumentar o nível de participação dos alunos nas aulas de biologia. Como produto final do Trabalho de conclusão do Mestrado em Ensino de Biologia PROFBIO, foi elaborado um guia para os professores com orientações para a replicação de uma sequência didática lúdica e investigativa voltada ao ensino da saúde e educação sexual.

Externo ao Programa - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Interna - 2855583 - ISABELLA MACARIO FERRO CAVALCANTI
Presidente - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 07:56