DIVERSIFICANDO O ENSINO DE ZOOLOGIA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO
autonomia, protagonismo, ensino de biologia, ensino por investigação.
Na educação básica atual se faz necessário um processo de ensino-aprendizagem que leve em consideração o contexto escolar na formação de cidadãos capazes de atuar criticamente emsua realidade. Sendo assim, o presente projeto objetiva a produção de um manual com propostas pedagógicas que promovam a Alfabetização Científica, o Ensino por Investigação e a contextualização para o Ensino de Zoologia no ensino médio. Para tanto foram diagnosticadas a percepção das experiências dos professores e trabalhos publicados em eventos científicos e periódicos entre 2005 e 2020. Os dados obtidos subsidiaram as propostas da presente pesquisa. Os docentes relataram carência de recursos e espaços físicos para a realização de práticas, aula expositiva como estratégia mais utilizada e dificuldades de ensino para alguns Filos como Echinodermata e Cnidaria. Foi percebido a carência de publicações com propostas para o Ensino por Investigação e contextualizadas, predominantes em relação aos cordados e artrópodes, havendo escassez para os outros Filos. Ainda, a prevalência de abordagens ligadas ao ensino tradicional. Foi percebido após a aplicação de uma das propostas, que é possível promover o Ensino de Zoologia de forma investigativa, contextualizada e promotora da Alfabetização Científica com poucos recursos a disposição. Dessa forma, pode-se vislumbrar a viabilidade de um processo de ensino e aprendizagem que deixe pra traz concepções tradicionais, que promova a autonomia, a criticidade e o protagonismo dos discentes. Com a produção do manual espera-se contribuir para um Ensino de Zoologia mais efetivo frente aos velhos novos desafios da educação brasileira.