Banca de DEFESA: ANIA PATRICIA BEVENUTO DA SILVA

DISCENTE : ANIA PATRICIA BEVENUTO DA SILVA
DATA : 25/08/2022

UTILIZAÇÃO DO DNA FORENSE COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DE TEMAS BÁSICOS DA GENÉTICA MENDELIANA E MOLECULAR

DNA fingerprinting. Ensino de genética. Ensino por investigação. Ludicidade.

O ensino de genética tem-se mostrado desafiador, por ser considerado um tema complexo e que exige a memorização de conceitos, gerando um distanciamento entre o conteúdo e a prática. Diante desse obstáculo, este estudo objetivou desenvolver uma intervenção didática baseada no ensino por investigação, que possa ser empregada como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de genética. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática envolvendo dez estudantes de uma Escola de Referência em Ensino Médio na Ilha de Itamaracá/PE. As atividades da sequência didática investigativa foram divididas em três etapas: (1) aulas teóricas e práticas, (2) aulas práticas com a construção e representação de perfis de DNA fingerprinting, utilizando materiais de baixo custo, e, por fim (3) a construção e apresentação pelos estudantes de uma encenação com uma cena de crime fictícia, na qual os estudantes tiveram o seu dia de perito criminal. Os resultados obtidos permitem inferir que o objetivo do estudo foi alcançado, uma vez que o uso da genética forense como instrumento de ensino possibilitou o desenvolvimento de uma postura investigativa, estimulou a reflexão e promoveu o engajamento e a interação entre os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas e práticas, consolidando conceitos básicos de genética mendeliana e molecular.

Externa à Instituição - VANESSA ROMA MORENO COTULIO
Externa ao Programa - 1615736 - ANA CRISTINA LAUER GARCIA
Presidente - 1605570 - JOSE EDUARDO GARCIA
Notícia cadastrada em: 21/07/2022 15:03