Banca de DEFESA: MARIA SANTA SIMPLICIO DA SILVA SANTOS

DISCENTE : MARIA SANTA SIMPLICIO DA SILVA SANTOS
DATA : 22/07/2022

BRINCANDO COM AS ORGANELAS: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Jogos didáticos; Ensino investigativo; Ludicidade; Biologia Celular; Ensino-aprendizagem.

Sequências Didáticas (SDs) facilitam o trabalho docente auxiliando estudantes a aprenderem o que está sendo construído e ressignificado. O lúdico é uma opção para motivá-los à sede de aprender, já que a escola acaba sendo difundida entre adolescentes, como monótona e cansativa. O estudo das estruturas celulares é um tema na qual se pode trabalhar tais atividades, visto que é considerado abstrato e complexo. Desse modo, esse trabalho teve como objetivo geral construir uma sequência didática e analisar sua contribuição para aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre o conteúdo de Biologia Celular mediante o uso de jogos de tabuleiro “brincando com as organelas”. Foram aplicadas atividades investigativas numa SD com uso de plataformas digitais para construção e aplicação de jogos de tabuleiro pelos estudantes com o tema proposto. Para coleta de dados foi utilizado um diário de campo e a análise da SD foi realizada através da análise qualitativa de discurso do sujeito coletivo de Lefevre e Lefevre. Os resultados demonstraram que a SD foi satisfatória, contribuindo para os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais no processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos, visto que em todos os critérios analisados os níveis oscilaram entre “bom” e “excelente”. Com isso, espera-se que esse trabalho contribua para o ensino-aprendizagem de Biologia Celular no Ensino Médio e que incentive mais pesquisas voltadas para o uso de jogos em SDs com abordagem investigativa na área.

Interno - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Presidente - 1545522 - ERIKA MARIA SILVA FREITAS
Externa à Instituição - TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 18/07/2022 14:33