Banca de DEFESA: JANAINA FREIRE CLEMENTINO MENDES

DISCENTE : JANAINA FREIRE CLEMENTINO MENDES
DATA : 15/08/2022

OS ARTRÓPODES E O COTIDIANO DOS ALUNOS: PROPONDO ESTRATÉGIAS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO BÁSICO

Sequência Didática; Contextualização; Investigação; Artrópode; produção de jogo.

O ensino da Biologia na educação básica deve traçar estratégias para contextualizar os conteúdos curriculares com a realidade dos alunos. Neste sentido, é necessário que o professor planeje ações didáticas que levem em conta o dia a dia do aluno e atue como mediador problematizando e criando oportunidades, a partir de uma sequência didática (SD) que contemple a investigação e ludicidade. O ensino e a aprendizagem sobre Artrópodes deveria ser um assunto bem contextualizado, assim como os demais conteúdo da Zoologia abordados no Ensino Médio. Esta pesquisa objetivou apresentar uma SD com base na abordagem do ensino por investigação, contemplando a contextualização e a ludicidade para desenvolver o tema Artrópodes com a produção de um jogo didático. Participaram desta pesquisa 16 professores da Rede Estadual de Limoeiro-PE e Vitória de Santo Antão-PE e 24 estudantes da 2a série do Ensino Médio uma escola pública de Limoeiro-PE. Para coleta de dados, junto aos docentes, utilizou-se um questionário para diagnosticar como estão abordando o conteúdo artrópode em suas aulas. Quanto aos estudantes, a avaliação da intervenção foi verificada pela observação do docente pesquisador e registros dos estudantes durante a SD, além de questionário aplicado aos alunos após a intervenção. Os estudantes participaram de uma SD dividida em quatro etapas que aconteceram no formato de ensino híbrido. Entre os resultados, observou-se junto aos docentes uma limitação quanto a aplicação de atividades que contemplem a contextualização. Também foram apontadas dificuldades em sala de aula devido a “falta de prática”, “falta de recursos” ou “falta de laboratórios” para complementar as aulas expositivas, em seguida verificou-se que as estratégias didáticas que complementam a aula expositiva não contemplam a ludicidade e nem o ensino por investigação. Com relação a SD, participaram das etapas (1 e 2) 96% dos estudantes, etapa (3) 65%, etapa (4) 58% em todas as etapas foi notável a dedicação e desempenho satisfatório dos estudantes na realização das atividades. Dessa forma, esse trabalho contribuiu para ensino e aprendizagem, evidenciado pela participação dos estudantes com autonomia e protagonismo a partir de uma SD com a produção de jogo didático. Concluímos que a sequência didática se apresenta como recurso didático exitoso para diversificar e inspirar novas propostas de ensino.

Externa à Instituição - CAROLINA NASCIMENTO SPIEGEL
Presidente - 1654793 - LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
Interna - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
Notícia cadastrada em: 15/07/2022 12:47