Banca de DEFESA: CIBELLY OLEGARIO DA SILVA MONTEIRO

DISCENTE : CIBELLY OLEGARIO DA SILVA MONTEIRO
DATA : 22/07/2022

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO

ensino por investigação; sustentabilidade; meio ambiente; resíduos sólidos; responsabilidade social.

O presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial pedagógico de atividades didáticas investigativas a partir da elaboração de uma Sequência Didática (SD), envolvendo o aproveitamento integral dos alimentos no âmbito da Educação Ambiental. Este é um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação. O campo de estudo desta pesquisa foi a Escola Estadual Edmur Arlindo de Oliveira, localizada na Região Metropolitana do Recife, em que os sujeitos participantes foram os estudantes do 2o ano do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa mostraram que estimular nos estudantes o senso de responsabilidade ambiental pode auxiliar na busca por um modelo de desenvolvimento mais sustentável. A aplicação da SD nos moldes do ensino por investigação contribuiu para a ressignificação do conhecimento dos estudantes demonstrando que o aproveitamento integral dos alimentos pode ser uma alternativa capaz de propiciar benefícios nutricionais, ambientais e econômicos. Diante da aplicação da pesquisa, foi notória a necessidade do desenvolvimento de atividades didáticas voltadas ao consumismo desenfreado e suas consequências com o intuito de assegurar as próximas gerações o acesso aos recursos naturais essenciais a sobrevivência das espécies. E para isso, utilizar a abordagem didática do ensino por investigação pode ser uma alternativa eficaz, pois esta prática pedagógica fomenta nos estudantes um maior envolvimento no processo de ensino- aprendizagem. Além de estimular a capacidade crítica-reflexiva do estudante e sua autonomia, tornando-o protagonista no processo.

Presidente - 1529400 - ANDRE MAURICIO MELO SANTOS
Externo à Instituição - FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS
Interna - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
Notícia cadastrada em: 04/07/2022 11:38