Banca de DEFESA: DIEGO RAFAEL FERREIRA DE OLIVEIRA

DISCENTE : DIEGO RAFAEL FERREIRA DE OLIVEIRA
DATA : 04/07/2022
LOCAL: Google Meet

PRIMEIROS SOCORROS COM ÊNFASE NO PROTAGONISMO DISCENTE: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO

Educação em Saúde. Ensino de Biologia por Investigação. Primeiros Socorros. Problematização. Sequência de Ensino Investigativa.

Observar fenômenos, levantar questionamentos, testar hipóteses, sistematizar informações. São nesses pontos que o professor poderá organizar atividades tendo como referência o Ensino de Biologia por Investigação. Dessa forma, objetivou-se desenvolver o protagonismo discente em uma proposta de ensino por investigação para abordagem do conteúdo Primeiros Socorros (PS) na disciplina de Biologia. Diante disso, este trabalho trata-se de um estudo descritivo, longitudinal, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto à fundamentação teórico-metodológica para a construção da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) utilizamos Carvalho (2019). Os dados obtidos foram examinados através de alguns princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Devido à realidade pandêmica, participaram desta ação vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola em tempo integral do agreste pernambucano. Os encontros para aplicação da SEI aconteceram nas aulas de Biologia, perfazendo um total de seis horas/aulas. Foram abordados conceitos bioquímicos, anatômicos e fisiológicos, através de situações problemas envolvendo temas geradores em PS: 1- Desmaio; 2- Escoriação, entorse, luxação, fratura; 3- Engasgo; 4- Hemorragia. A SEI foi subdividida em seis etapas: I- Apresentação do projeto (uma aula); II- Construção de competências em pesquisa científica (extraclasse); III- Mapeamento dos saberes prévios dos alunos via situações problemas (duas aulas); IV- Orientação para construção do Plano de Pesquisa (PP) e divisão em quatro equipes (uma aula); V- Apresentação e coleta de dados da atividade investigativa: “Socorrista por um dia: uma combinação do lúdico com o científico” (duas aulas); VI - Elaboração do Relatório Científico (RC) e participação em congresso (extraclasse). Durante o levantamento dos conhecimentos prévios observamos que 90% dos alunos vivenciaram casos de queimadura e corte, além de apresentar conhecimento limitado quanto ao atendimento em casos de hemorragia nasal e também sua associação com o conteúdo de biologia. Ademais, as equipes construíram e apresentaram dez questões no formato Fato x Fake e materiais lúdicos (um por grupo): entrevista fictícia, cordel, peça teatral e caso clínico (de acordo com os temas geradores citados anteriormente). Quanto a avaliação do PP e no RC, três equipes conseguiram a classificação “muito boa” nos critérios avaliados. Em relação a apresentação e coleta de dados da atividade investigativa, duas equipes foram avaliadas como “muito boa” em todos os critérios estabelecidos. Por fim, na comunicação oral do congresso, três equipes conseguiram a classificação “muito boa” nos parâmetros analisados. Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular foram trabalhadas nesta SEI, a exemplo: o pensamento científico, crítico e criativo; a argumentação; o conhecimento, dentre outras. Este trabalho possibilitou a construção de novas práticas pedagógicas centradas na autonomia e no protagonismo discente através de temas que se inter-relacionam: biologia, primeiros socorros e saúde. Importante oportunidade para desenvolver saberes conceituais, procedimentais e atitudinais via Sequência de Ensino Investigativa.

Interno - 2887335 - DANILO DE CARVALHO LEANDRO
Externo ao Programa - 1301158 - RENE DUARTE MARTINS
Presidente - 1285784 - SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
Notícia cadastrada em: 30/06/2022 08:27