Banca de DEFESA: DANILLO SIPRIANO DO NASCIMENTO

DISCENTE : DANILLO SIPRIANO DO NASCIMENTO
DATA : 11/07/2022
LOCAL: Google Meet

ELABORAÇÃO DE PODCASTS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CONTRA FAKE NEWS SOBRE VACINAS: VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Ensino por investigação. Biologia. Vacinas.

O reconhecimento das vacinas como imunizantes é essencial à manutenção da saúde das pessoas, o que nos fez exemplificar a importância da relação entre educação, saúde, vacinas, os meios de comunicação e as mídias sociais para estimularmos o desenvolvimento do senso crítico dos discentes. Por objetivo, validamos uma sequência didática relacionada às Fake News e às vacinas com o desenvolvimento de estratégias à construção e aplicação de podcasts com finalidade educacional junto a estudantes do terceiro ano do ensino médio. Utilizamos de várias estratégias nas intervenções aplicadas na sequência didática, organizadas em sete etapas, envolvendo ensino por investigação e metodologias ativas como: resolução de questões problemas, elaboração de hipóteses, exposição de mídias audiovisuais, rodas de conversa, elaboração de roteiros, produção e divulgação de podcasts. Os resultados das intervenções nos mostraram que alguns estudantes sentiram bastante dificuldade em distinguir termos científicos da Biologia, compreender os mecanismos imunológicos que envolvem esse processo de imunização e saber identificar e utilizar uma fonte de informação segura. Após as vivências, constatamos a evolução dos estudantes ao desenvolverem diversas habilidades, tais como: compreender os conceitos básicos que envolvem os mecanismos de defesa, criar analogias acerca desses mecanismos, reconhecer a importância das vacinas, desenvolver atividades de disseminação do conhecimento científico, aperfeiçoar a capacidade investigativa, dentre outros, o que nos faz concluir que a Sequência Didática estimulou autonomia e apropriação de conhecimentos científicos e uma aprendizagem mais efetiva.

Externo à Instituição - HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA
Presidente - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Interno - 1256096 - SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO
Notícia cadastrada em: 14/06/2022 10:42