Banca de DEFESA: IGOR VINICIUS PEREIRA CUNHA

DISCENTE : IGOR VINICIUS PEREIRA CUNHA
DATA : 28/06/2022

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COM PRODUÇÃO DE PODCASTS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE OBRAS CINEMATOGRÁFICAS

Ensino de biologia; TDIC; Cinema; Metodologias ativas.

Este projeto objetiva avaliar a aplicação de uma Sequência Didática para estudantes do ensino médio mediante a produção de podcasts, com abordagem de conteúdos de Evolução presentes em obras cinematográficas. Alguns filmes representam um recurso de apoio as aulas na educação básica e superior, pois podem abordar temáticas relacionados a ciência como a Evolução Biológica, conteúdo é de significativa importância para a compreensão dos aspectos biológicos e evolutivos das espécies, apresentando eventos em curto espaço de tempo e assim, potencializar as discussões em sala de aula, contribuindo com a aprendizagem dos estudantes. Diante disso, considerando a maciça presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), essa temática pode ser melhor compreendida através da produção e execução de podcasts. Essa ferramenta pode favorecer o acesso ao desenvolvimento técnico e tecnológico, estimular o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e contribuindo com o ensino e a aprendizagem de conteúdos formais. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa e quantitativa, decampo e e do tipo descritiva, cuja coleta de dados correrá através de um questionário (pré e pós teste), seguida de análise problematizadora dos filmes e a produção do podcast sobre o conteúdo de evolução biológica em filmes, com análise a partir da Hermenêutica-Dialética de Minayo. A aplicação da proposta contou com a participação de um total de 18 estudantes, que ao final produziram 2 programas no formato de podcast sobre os conteúdos desses filmes. Observou-se nos resultados, principalmente desvios conceituais nas concepções prévias dos estudantes, tendendo para uma visão mais voltada para o lamarckismo. Ao final percebeu-se uma que durante a sequência foi possível ocorrer a aprendizagem acerca de conceitos importantes, como no caso da seleção natural, mostrando a contribuição do uso dos filmes e de uma abordagem investigativa no ensino da evolução biológica.

Interno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Presidente - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Externa à Instituição - TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 23/05/2022 10:54