GUIA DE ORIENTAÇÃO SOBRE BIOINDICADORES AMBIENTAIS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA BIOLOGIA
Bioindicadores ambientais; Ensino Investigativo; Sequência Didática.
O homem com suas práticas e escolhas, vem alterando o meio ambiente de forma substancial, transformando paisagens e interferindo na biodiversidade. Atualmente, vários países desenvolvem programas de monitoramento dos ambientes, a partir de bioindicadores, já que existe uma pressão dos órgãos ambientais e a liberação de recursos financeiros fica atrelada a essas informações sobre a qualidade do ambiente. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo estimular o olhar crítico da sociedade escolar sobre o meio ambiente, e para isso propõe a prática de metodologias ativas no ensino de Biologia, ao propor um Guia de orientação para o docente com ênfase nos Bioindicadores ambientais. A pesquisa será qualitativa, mas, apresentará uma sequência didática investigativa (SEI) planejada pelo docente, a qual sugerirá a participação ativa de estudantes. Essa proposta nasceu da prática docente do mestrando nas aulas do ensino médio do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Campus Caruaru, curso de Mecatrônica na modalidade Integrado, na disciplina de Biologia no 6º período. Os conteúdos que serão explorados estão associados aos conteúdos da Zoologia, da Botânica e da Ecologia, bem como àqueles que perpassam essas áreas. Espera-se que o guia construído possa estimular os docentes a planejar e aplicar atividades que priorizem metodologias ativas. Nessa perspectiva, busca-se promover o desenvolvimento de um senso crítico e construtivo nos discentes estimulados pelos docentes que passarem a fazer uso do produto construído. O intuito é estimular a percepção das diversas relações biológicas existentes entre áreas estudadas, exaltando a importância do ensino investigativo.