Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO VIEIRA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO VIEIRA BEZERRA
DATA : 30/11/2021

PERITOS CRIMINAIS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA FORENSE NO ENSINO MÉDIO

Entomologia Forense. Insetos Necrófagos. Sucessão Ecológica.

Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de metodologias ativas no ensino de Biologia, com ênfase na Ciência Forense. Ciência Forense é a junção de várias áreas que usam o seu conhecimento, métodos, técnicas científicas para investigações criminais e a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. A utilização de elementos técnico-científicos no âmbito forense pode, portanto, se tornar uma estratégia potencial para o ensino de Biologia. Temas ligados à área de investigação forense e perícia criminal, tais como intervalo pós-morte, Balística, Entomologia Forense dentre outros podem ser investigados. A pesquisa é majoritariamente qualitativa, mas, apresenta elementos quantitativos que serão aplicados via uma sequência didática investigativa (SEI) planejada pelo docente, mas com participação ativa de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Campus Caruaru, curso de Mecatrônica na modalidade Integrado, que cursam a disciplina de Biologia no 6o período. Os conteúdos que serão explorados serão associados ao conteúdo de Biologia do Ensino Médio, como Zoologia, Insetos Necrófagos, Sucessão da Fauna, através de uma sequência didática investigativa. Espera-se desenvolvimento de um senso crítico e construtivo para perceber as diversas relações biológicas existentes, exaltando a importância do ensino investigativo como um estímulo ao professor do ensino médio e como produtos um Caderno de orientação (Guia) sobre como planejar e desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativo para estimular o professor do Ensino Médio.

Interno - 1541578 - EMERSON PETER DA SILVA FALCAO
Interno - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Presidente - 1742838 - SIMEY DE SOUZA LEAO PEREIRA MAGNATA
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 10:13