JÚRI SIMULADO: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO
metodologias ativas, ensino-aprendizagem, autodidatismo, sequência didática, evolução
Diante das variadas ferramentas pedagógicas propostas na educação, as escolas ainda insistem em métodos tradicionais de ensino onde o aluno é um ser passivo no processo ensino-aprendizagem. Buscar novas metodologias para o ensino da Biologia, instiga os alunos a saírem da sua “zona de conforto” e se tornarem protagonistas de seu aprendizado. Assim, o uso de metodologias ativas, como a prática do júri simulado, propõe maior autonomia ao estudante para buscar investigar os acontecimentos sobre a evolução humana de uma forma mais prazerosa e descontraída, pois ele apropria-se do autodidatismo podendo assim, adquirir novas habilidades e competências. Nesse contexto, o estudo proposto traz como elemento pedagógico o júri simulado sobre Evolução Humana. Assim, o produto pedagógico terá como base uma sequência didática investigativa que culmina na apresentação da sessão do júri simulado. O objetivo aqui, é propor uma sequência didática investigativa (SDI), utilizando o júri simulado como estratégia pedagógica para o ensino do tema evolução humana.