Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON ATOS FERREIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACKSON ATOS FERREIRA DE SOUZA
DATA : 30/11/2021
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET

SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA: UMA ABORDAGEM LÚDICO-INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE VIROLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Ensino de Biologia; Metodologias Ativas; Gamificação; Estratégias Pedagógicas; Protagonismo

A biologia pode ser uma das disciplinas mais relevantes e merecedoras da atenção dos alunos, ou uma das disciplinas mais insignificantes e pouco atraentes, dependendo do que for ensinado e de como isso for feito. Os jovens, nativos digitais, trazem a dinâmica de uma nova forma de se relacionar com o mundo e se deparam com um ambiente educacional ainda analógico. Assim, existe uma necessidade crescente de sincronizar o processo de ensino com os modos de aprender dessa nova geração, a fim de que a escola se torne mais integrada à realidade da sociedade digital da qual participa. Nesse sentido, as metodologias ativas e, sobretudo a Gamificação, vêm demonstrando serem importantes estratégias de ensino que colocam o estudante como protagonista da própria aprendizagem, promovendo o engajamento cognitivo dos indivíduos em diversos contextos. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo compreender as implicações de uma sequência didática gamificada (SDG) em aulas de biologia sobre o tema virologia vivenciada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Este estudo terá uma abordagem qualitativa, tendo alguns elementos quantitativos, sendo considerada descritiva no que concerne aos objetivos. A coleta e análise dos dados ocorrerá por meio da aplicação de questionários com questões objetivas e subjetivas, bem como observações realizadas pelo professor-pesquisador e registradas em diário de campo, além de registro fotográfico e gravações de áudio. Almeja-se que este trabalho possa contribuir para dirimir os problemas/dificuldades identificadas no campo empírico, além de apontar novos caminhos metodológicos para o ensino de biologia.

Presidente - 1615555 - FRANCISCO CARLOS AMANAJAS DE AGUIAR JUNIOR
Interna - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
Interno - 1256096 - SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO
Notícia cadastrada em: 19/11/2021 19:28