Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELLY OLEGARIO DA SILVA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CIBELLY OLEGARIO DA SILVA MONTEIRO
DATA : 19/11/2021

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO  AMBIENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO MÉDIO

Ensino por investigação. Sustentabilidade. Meio ambiente. Resíduos sólidos. Responsabilidade social.

O Ensino por Investigação é uma abordagem didática que promove uma aproximação dos estudantes ao conhecimento científico por meio de situações-problema, questionamentos, formulação de hipóteses, explicações e comunicação de resultados, buscando a formação de estudantes autônomos e protagonistas na construção do conhecimento. O presente projeto de pesquisa visa avaliar o potencial pedagógico de atividades didáticas investigativas a partir da elaboração de uma Sequência Didática (SD), envolvendo o aproveitamento integral dos alimentos no âmbito da Educação Ambiental. A investigação é caracterizada por apresentar uma abordagem qualitativa, no que concerne à verificação dos resultados baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (2010). O estudo será realizado a partir da aplicação de questionários a alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Edmur Arlindo de Oliveira, localizada na Região Metropolitana do Recife, além da utilização de diários de campo que servirão para anotações dos aspectos observados durante o processo investigativo. Diante do atual cenário pandêmico, a aplicação da pesquisa poderá ocorrer nos formatos presencial e/ou remoto. A construção de uma SD sob os moldes doensino investigativo, valendo-se da temática associada ao aproveitamento integral dos alimentos pode ser uma alternativa para sensibilizar os estudantes acerca da possibilidade de minimizar a quantidade de resíduos orgânicos que são produzidos diariamente em todo o mundo além de agregar ganhos nutricionais às preparações alimentares. A elaboração de uma SD como prática pedagógica investigativa promove uma maior interação dos alunos com o tema do trabalho em questão e um maior envolvimento no processo de ensino-aprendizagem entre o aluno e o professor, bem como estimular a capacidade crítica do aluno e sua autonomia, tornando-o protagonista no interim do processo. Reduzir a quantidade de resíduos orgânicos desperdiçados pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida da população como também contribuir para promoção de uma vida sustentável. Assim, conhecer as propriedades nutricionais que há em partes dos alimentos, que comumente são desperdiçadas, pode ser um caminho para uma quebra de paradigma acerca do aproveitamento integral dos alimentos.

Presidente - 1529400 - ANDRE MAURICIO MELO SANTOS
Interno - 2887335 - DANILO DE CARVALHO LEANDRO
Externa ao Programa - 1726439 - SIMONE RABELO DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 11/11/2021 13:42