SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PRÁTICAS MAKER DE CULINÁRIA COMO RECURSO FACILITADOR PARA O ENSINO DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Ensino de Biologia, Ensino por Investigação, Educação Maker.
A desmotivação dos estudantes é um dos problemas mais recorrentes no ambiente escolar. Sua causa é complexa e multifatorial, acarretando falta de interesse dos alunos nas aulas e consequentemente no processo de aprendizagem. Diante disso, o presente projeto se propõe a desenvolver Sequências Didáticas (SD) de práticas Maker de culinária para ensino de Micologia para alunos do Ensino Médio, analisando as contribuições dessa SD a partir de pressupostos da educação Maker como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem por investigação. A pesquisa será de natureza aplicada com abordagem qualitativa, de procedimentos do tipo experimental com avaliações comparativas antes-depois, com um único grupo. As bases teóricas do ensino por investigação e aprendizagem Maker serão utilizadas como embasamento para a pesquisa, que serão empregadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio na SD. O estudo contará com duas etapas principais de coleta e análise de dados, sendo elas a pré-aplicação e a pós-aplicação da SD através de formulários on-line, com questões do tipo estruturadas. A realização da presente pesquisa obedecerá aos preceitos éticos a fim de minimizar os riscos em ocasião da execução da atividade, tendo já sido submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE. Por fim, este projeto anseia contribuir de forma significativa para o engajamento dos discentes, bem como contribuir através do produto Manual de práticas Maker para o processo de ensino e aprendizagem para o ensino de biologia.