Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEDJA DE ANDRADE BANDEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEDJA DE ANDRADE BANDEIRA
DATA : 12/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/aiu-pnuk-mux

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PRÁTICAS MAKER DE CULINÁRIA COMO RECURSO FACILITADOR PARA O ENSINO DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Ensino de Biologia, Ensino por Investigação, Educação Maker.

A desmotivação dos estudantes é um dos problemas mais recorrentes no ambiente escolar. Sua causa é complexa e multifatorial, acarretando falta de interesse dos alunos nas aulas e consequentemente no processo de aprendizagem. Diante disso, o presente projeto se propõe a desenvolver Sequências Didáticas (SD) de práticas Maker de culinária para ensino de Micologia para alunos do Ensino Médio, analisando as contribuições dessa SD a partir de pressupostos da educação Maker como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem por investigação. A pesquisa será de natureza aplicada com abordagem qualitativa, de procedimentos do tipo experimental com avaliações comparativas antes-depois, com um único grupo. As bases teóricas do ensino por investigação e aprendizagem Maker serão utilizadas como embasamento para a pesquisa, que serão empregadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio na SD. O estudo contará com duas etapas principais de coleta e análise de dados, sendo elas a pré-aplicação e a pós-aplicação da SD através de formulários on-line, com questões do tipo estruturadas. A realização da presente pesquisa obedecerá aos preceitos éticos a fim de minimizar os riscos em ocasião da execução da atividade, tendo já sido submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE. Por fim, este projeto anseia contribuir de forma significativa para o engajamento dos discentes, bem como contribuir através do produto Manual de práticas Maker para o processo de ensino e aprendizagem para o ensino de biologia.

Presidente - 2887335 - DANILO DE CARVALHO LEANDRO
Externa à Instituição - HELENI AIRES CLEMENTE
Interna - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
Notícia cadastrada em: 04/11/2021 10:01