Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDINELHA DA HORA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LINDINELHA DA HORA CORREIA
DATA : 12/11/2021
LOCAL: Google Meet

A História da descoberta do DNA em quadrinhos - apresentação do método científico numa perspectiva histórica e lúdica

Ensino de Biologia; Estrutura do DNA; Histórias em Quadrinhos

O ensino de Genética e Biologia Molecular costuma gerar problemas de compreensão nos alunos, sobretudo em relação a como os genes se relacionam aos fenótipos. Mais do que isso, é difícil para os alunos entender os experimentos clássicos da genética por meio de explicações limitadas à exposição do professor, a textos e a poucas figuras em livros didáticos que, de modo geral, mostram os resultados de experimentos históricos, sem contextualizá-los entre si. Histórias em quadrinhos (HQs) podem representar ferramentas úteis para contextualizar tais experimentos, seus personagens e suas histórias. Como uma linguagem rica em imagens, podem também representar os experimentos de maneira mais visual, o que facilita a abstração e a compreensão dos processos experimentais, ilustrando o processo científico por trás de tais experimentos históricos. Neste projeto, propomos a construção de dois produtos: uma HQ que conte de forma lúdica e histórica, com precisão científica, momentos importantes, personagens e experimentos históricos da Genética e da Biologia Molecular; uma sequência didática pela qual os estudantes farão uso da HQ e, a partir dela, busquem novas informações para montar uma mostra científica na qual representarão descobertas e experimentos-chave da Genética e da Biologia Molecular. Por fim, os estudantes serão questionados sobre sua experiência com os quadrinhos e com a sequência didática; suas respostas serão analisadas pelo método do discurso do sujeito coletivo para se verificar o quanto ambos podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem dos temas.

Presidente - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Interno - 2887335 - DANILO DE CARVALHO LEANDRO
Interno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 03/11/2021 09:29