Banca de QUALIFICAÇÃO: HOSANA APARECIDA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HOSANA APARECIDA PEREIRA
DATA : 05/11/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PROCEDIMENTO INVESTIGATIVO E PRODUÇÃO DE LIVRO E INFOGRÁFICO NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM DE LIQUENS


PALAVRAS-CHAVES:

Estudo de Ciências, Liquenologia; Ilhas Oceânicas; Ecologia.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

As abordagens unicamente teóricas, conteudistas para o ensino de Ciências no Ensino Médio têm-se mostrado ineficientes e desestimulantes para a efetivação da aprendizagem. A adesão por parte dos educadores a procedimentos investigativos vem se mostrando uma efetiva forma para mudar essa realidade, despertando nos discentes a motivação, curiosidade, ação e total envolvimento na busca e construção de conhecimentos. O projeto será baseado numa sequência didática investigativa (SDI), abordando os estudo de liquens que têm como pressupostos a alfabetização científica e o ensino por investigação, objetivando demonstrar que através da aplicação de procedimento investigativo e fazer científico com discussão de um problema, observação in loco, revisão bibliográfica, atividade experimental, elaboração de um livro paradidático para estudo e um infográfico para orientar observações sobre liquens é uma grande oportunidade do discente para se apropriar da dinâmica de pesquisas científicas, do conhecimento efetivo, desenvolver sentimento de pertencimento e o protagonismo em seu aprendizado, podendo ser aplicado no mesmo formato em qualquer região ou país que apresente ou não as mesmas características do ambiente insular no qual será desenvolvido ou que tenham a necessidade de desenvolver o procedimento investigativo com habilidades científicas de forma interdisciplinar, dentro da área bioquímica proposta. Após conclusão do projeto, será possível identificar a contribuição que um trabalho, multidisciplinar, com direcionamento científico e investigativo desenvolvido pelos alunos do ensino médio pode proporcionar para o processo ensino-aprendizagem de bioquímica, com foco nos liquens, baseado na análise das principais dificuldades apontadas pelos discentes, bem como avaliar todo o seu desempenho durante o  desenvolvimento do projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1541578 - EMERSON PETER DA SILVA FALCAO
Interna - 1545522 - ERIKA MARIA SILVA FREITAS
Externa à Instituição - MARIA DE LOURDES LACERDA BURIL
Notícia cadastrada em: 27/10/2021 09:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09