A PRÁTICA DA QUADRILHA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
Atividade física, Atividade rítmica e expressiva, Ensino de biologia, Ensino por investigação, Glândulas endócrinas, Interdisciplinaridade e Metodologias ativas.
O estudo do sistema endócrino é inquietante e riquíssimo em detalhes. Está relacionado a muitos aspectos da vida mais próximos do cotidiano do que podemos imaginar, tornando-se deveras interessante o seu estudo. Porém, é um sistema complexo, cuja compreensão não é tão simples devido ao fato de se correlacionar com vários outros eixos temáticos da biologia, em especial o sistema nervoso. Além de se relacionar com outras ciências, como a Bioquímica por exemplo. Portanto, necessitando de certa dose de abstração para a sua adequada compreensão. Além disso é um conteúdo extenso, o que adiciona certa dificuldade ao seu aprofundamento em sala de aula. Este projeto vem propor uma abordagem instigadora que agregará uma atividade rítmica e expressiva (dança/quadrilha) ao ensino por investigação. Espera-se que esta ferramenta possa favorecer o processo de construção do conhecimento. Para tanto, os alunos estudarão o sistema endócrino e investigarão maneiras de representar seu funcionamento, mecanismo de ação e receptores, nas coreografias da dança. Assim, ao final do projeto uma cartilha e um guia para docentes serão construídos como produtos.