Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SANTA SIMPLICIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA SANTA SIMPLICIO DA SILVA
DATA : 30/07/2021

BRINCANDO COM AS ORGANELAS: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Jogos didáticos; Ensino de Biologia; Metodologias ativas; Citologia; Ensino-aprendizagem.

O ensino de Biologia pode ser desafiador para professores, havendo necessidade de buscar alternativas para que a Biologia seja melhor compreendida e presente no cotidiano discente. Uma alternativa, que está ganhando espaço para superar esses desafios, são as Sequências Didáticas (SD) que facilitam o trabalho docente, ajudando os estudantes a aprenderem com maior ímpeto o que está sendo construído e transmitido. O lúdico dentro das SDs é uma ótima opção para motivar os estudantes à sede de aprender, já que a escola, muitas vezes, é difundida entre crianças e adolescentes como monótona, cansativa e rigorosa. O estudo das estruturas celulares é um dos conteúdos de Biologia, na qual se pode trabalhar tais atividades, visto que é considerado abstrato e complexo pelos estudantes. Por isso, justifica-se este trabalho que tem como objetivo geral aplicar uma sequência didática que envolva jogos de tabuleiro como estratégia pedagógica para o ensino de Citologia com o intuito de despertar o senso investigativo nos estudantes do 1o ano do ensino médio da rede pública e uma melhor compreensão sobre a célula e suas organelas. Para isso, serão aplicadas atividades investigativas numa SD, que envolverão leitura de textos científicos, rodas de conversa, “nuvem de palavras”, e a construção e aplicação de jogos de tabuleiro a partir de investigação e contextualização com os principais componentes celulares. Para coleta de dados será utilizado um diário de campo, na qual será observado a eficácia da sequência didática através da análise qualitativa de discurso do sujeito coletivo de Lefevre e Lefevre (2005).

Interno - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Presidente - 1545522 - ERIKA MARIA SILVA FREITAS
Interno - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Notícia cadastrada em: 16/07/2021 09:24