Banca de DEFESA: WANEZA WALERIA PEREIRA DE ARAUJO

DATA : 29/06/2021
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET

HISTÓRIAS EM QUADRINHO: CRIAÇÃO E APLICAÇÃO NO ENSINO DA BIOLOGIA

Ensino de Biologia; Histórias em quadrinho; Origem da vida; Biogênese, História da Biologia, Sequência Didática

O ensino da Biologia apresenta uma série de dificuldades a serem enfrentadas pelos professores diariamente, sobretudo quando se refere a conteúdos que envolvem conflitos religiosos, e ainda maiores quando se relacionam à compreensão do método científico. A Origem da Vida se enquadra nesses termos, exigindo novas estratégias e recursos que aproxime o conhecimento científico dos estudantes, recurso esse, que diminua o impacto na abordagem e que favoreça a transmissão de ideias de forma mais direta, tal como as Histórias em quadrinho (HQ). Com isso, este estudo teve como objetivo criar uma HQ e uma sequência didática associada para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da história da teoria da Biogênese. Para isso, construímos uma sequência didática, pautada no protagonismo juvenil. Foi dividida em três etapas, totalizando oito horas/aula. A primeira etapa foi destinada ao levantamento conceitual dos estudantes, seguido de uma aula expositiva no sentido de aprofundar o conteúdo, bem como a apresentação da HQ construída neste trabalho. A segunda etapa, consistiu-se na exploração de conceitos e de uma oficina sobre HQ, seguida da construção das Histórias em quadrinho pelos alunos, abordando a temas da mitologia Grega, Nórdica, Egípcia, Africana e Japonesa, as quais se deram de forma interdisciplinar, colocando em prática o conhecimento adquirido a partir das pesquisas realizadas. E a terceira etapa reservou-se para a apresentação dos trabalhos construídos, bem como para apontar as relações existentes entre o conhecimento científico e o cultural (mitológico). Como resultados obtivemos uma HQ criada a mão livre, bem ilustrada fazendo uma viagem aos séculos passados, mostrando os experimentos feitos por Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur, elucidando assim, a importância da história da ciência. Também foi construída a sequência didática, estruturada e desenvolvida seguindo os preceitos de Zabala, envolvendo um maior número de alunos, organizados em grupos, favorecendo dessa forma a interação entre eles, o desenvolvimento de diversas habilidades e a valorização de suas potencialidades. Portanto, os produtos deste TCM tiveram como perspectiva ligar o conhecimento científico ao cultural, possibilitando uma visão globalizada do aprendizado, tornando o estudo mais amplo e efetivo.

Externa à Instituição - MONICA BUCCIARELLI RODRIGUEZ - UFMG
Presidente - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Interno - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Notícia cadastrada em: 28/06/2021 16:23