Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIS CARLA DE MOURA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIS CARLA DE MOURA LIMA
DATA : 02/07/2021
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET

A IMPORTÂNCIA MÉDICA E ECOLÓGICA DOS QUELICERADOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Aracnídeos; Ecologia; Ensino de Biologia.

O Ensino por Investigação é uma abordagem didática que permite trazer ferramentas da cultura científica à cultura escolar. Essa proposta visa desenvolver nos estudantes habilidades, como: saber expor e defender ideias; trabalhar em equipe buscando soluções para problemas com autonomia e protagonismo, superando o ensino transmissivo e passivo. O presente estudo tem como objetivo utilizar a Sequência Didática (SD) como ferramenta pedagógica para planejar uma intervenção escolar baseada no Ensino Investigativo, versando sobre a importância médica e ecológica dos quelicerados e com o propósito de orientar a produção de material paradidático elaborado pelos estudantes envolvidos. A partir dessa vivência, serão identificadas as potencialidades e dificuldades da estratégia investigada como um produto pedagógico a ser aplicado e replicado por outros professores. Como participantes, a investigação visa contar com a colaboração de estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública em Pernambuco, onde a autora da presente proposta leciona. Para a realização do estudo, serão aplicados questionários antes e após o emprego da SD, bem como será feita a análise dos resultados das avaliações dos discentes e, além disso, será utilizado o diário de campo para fazer anotações de fatos observados durante a investigação. Com isso, espera-se que a aprendizagem dos estudantes possa ser pautada em discussões e práticas, revelando-os como membros ativos de uma sociedade na qual podem colaborar com a melhoria da qualidade de vida, individual e coletiva, pois os invertebrados estudados estão relacionados à saúde pública. Ademais, espera-se também contribuir para a compreensão de que todos os seres vivos desempenham relevantes papéis no meio ambiente.

Interna - 1545522 - ERIKA MARIA SILVA FREITAS
Presidente - 1547282 - JEANNE CLAINE DE ALBUQUERQUE MODESTO
Externa à Instituição - SUZANE BEZERRA DE FRANCA - UPE
Notícia cadastrada em: 22/06/2021 16:48