Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA KARINE GLORIA DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA KARINE GLORIA DOS ANJOS
DATA : 18/06/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

VIDAS ENSINAM: UM GUIA DE ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de biologia; educação inclusiva; inclusão de pessoas com deficiência; acessibilidade comunicacional; sistema digestório.


PÁGINAS: 24
RESUMO:

O recorte temático desse estudo abordará o conteúdo do sistema digestório que torna-se muito instigante por ser provavelmente o sistema que as pessoas têm maior percepção devido a sensações como fome e sede, a natureza e a frequência de evacuações e a existência ou não de gases, as opções de alimentação e como elas influenciam na saúde das mesmas (WISTON, 2007). Através das histórias de vida e das expertises de docentes que trabalharam por muito tempo atendendo a pessoas com deficiência que frequentaram salas inclusas é possível desenvolver orientações, dicas e metodologias para as aulas de fisiologia do sistema digestório em salas de aulas plurais? O objetivo Geral Direcionar práticas investigativas e metodologias ativas, a partir de histórias de vidas de docentes, para um processo de ensino/aprendizagem de biologia, na área de fisiologia do sistema digestório com propostas inclusivas. Os objetivos Específicos: Registrar relatos de histórias de vida de dois educadores de vasta experiência em salas inclusas e documentá-las; construir diretrizes e orientações para planos de aula, com metodologias ativas e investigativas, para o ensino do conteúdo de fisiologia do sistema digestório humano, com propostas inclusivas. Fundamentos metodológicos: Esta pesquisa é de cunho qualitativo, exploratório e faz uso de abordagem etnográfica (CHIZZOTTI, 1998; MINAYO, 2017; MAZZOTTI 1999; BAUER e GASKELL, 2018). Através da história oral/história de vida podemos obter informações que vão muito além dos documentos escritos, possibilitando ao pesquisador recorrer aos documentos orais como elementos significativos no resgate de uma história (MENEGOLO, CARDOSO E W. MENEGOLO, 2006; MEIHY, 2000; BERGAMASCHI, 2002; ALBERTI, 2005). Resultados esperados: Trata-se da elaboração de um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório, na perspectiva da educação inclusiva, direcionado aos educadores do ensino médio, de qualquer área do conhecimento, onde dentro deste, constará uma sequência didática que abordará e colocará em prática algumas das técnicas inclusivas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1208175 - EDSON HELY SILVA
Presidente - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Interno - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Notícia cadastrada em: 17/06/2021 14:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10