O ENSINO DA BIOLOGIA POR METODOLOGIAS ATIVAS: CONSTRUINDO UM MANUAL PARA INVESTIGAR A CO-EVOLUÇÃO ENTRE PLANTAS E POLINIZADORES ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE EXSICATAS
ensino por investigação, herbário, síndromes de polinização, eletiva, currículo de biologia.
O ensino de Biologia requer nos dias de hoje uma atualização dos professores no desenvolvimento de metodologias que coloquem o estudante como o centro do processo de ensino-aprendizagem. É nessa perspectiva que surgem as Metodologias Ativas e a crescente necessidade de investigar os fatos para se obter um aprendizado efetivo, estando o professor como mediador do processo e instigador das fases investigativas. Um dos temas do currículo de Biologia, que mais causa indagações dos estudantes, é a evolução das espécies, portanto, estudar a co-evolução entre os dois grupos com maior abundância de seres vivos, as plantas angiospermas e os animais polinizadores, utilizando-se do uso de exsicatas, produzidas com exemplares coletados na EREM Pastor José Florêncio Rodrigues, no Cabo de Santo Agostinho-PE, através de uma Sequência Didática Investigativa, torna o processo de descoberta mais rico de significados para a vida de cada estudante. Para operacionalizar esse estudo será realizada uma pesquisa-ação quanti-qualitativa de natureza aplicada, desenvolvida em uma disciplina eletiva com a duração de 6 meses, com o objetivo de trabalhar conteúdos exploratórios relacionados às plantas e aos animais, a evolução entre esses dois grupos de seres vivos e a confecção de exsicatas, instrumentos biológicos de consulta para estudos futuros. Como produto teremos um manual para que professores possam aplicar essa sequência em suas salas de aula, e um herbário escolar com exsicatas da própria comunidade escolar.