SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA PREVENÇÃO DE VIROSES
Biologia; Virologia; Educação; Recursos tecnológicos; Aplicativos móveis.
As doenças virais tem representado um risco a saúde pública, principalmente as de veiculação respiratória, devido ao seu poder de propagação, sendo considerado um dos principais responsáveis pela demando a serviços de saúde. Além das doenças virais respiratórias conhecidas, ressaltamos o surgimento dos novos vírus, é o caso do vírus (SARS-CoV-2), causador da Síndrome Respiratória Grave conhecida como COVID-19, que vem mobilizando órgãos Nacionais e Internacionais devido ao seu poder de disseminação e letalidade. Assim, o ensino de virologia deve ser abordado significativamente no ensino de Biologia, de modo a promover saberes necessários a prevenção destas enfermidades. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como uma sequência didática que inclua linguagens e ferramentas tecnológicas como instrumentos pedagógicos, pode colaborar para motivação dos estudantes na busca do conhecimento e nas aprendizagens atitudinais para prevenção de viroses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com dados coletados por meio de questionários semiestruturados a serem aplicados com os estudantes do 2º ano do ensino médio e professores de uma Escola Técnica Estadual, que possibilitará a compreensão do processo de ensino aprendizagem e das estratégias evidenciadas nas práticas docentes, para apropriação de saberes para prevenção de viroses. A pesquisa é fundamentada na elaboração e aplicação de uma sequência didática utilizando ferramentas tecnológicas composta por: exposição do problema seguida de debate que aborde as concepções prévias dos estudantes sobre o tema, articulação de equipes para pesquisa, análise de fake News e produção, pelos próprios estudantes, de um aplicativo móvel abordando os métodos preventivos para doenças virais.