Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA FREIRE CLEMENTINO MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAINA FREIRE CLEMENTINO MENDES
DATA : 09/07/2021
LOCAL: Google Meet

OS ARTRÓPODES E O COTIDIANO DOS ALUNOS: PROPONDO ESTRATÉGIAS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO BÁSICO

Contextualização, Ensino de Biologia, Métodos investigativo, Metodologia Ativa, Zoologia.

O ensino da biologia na educação básica nem sempre é acompanhada de um planejamento que atenda as expectativas de aprendizagem esperadas. Portanto o docente deve traçar estratégias para contextualizar os conteúdos curriculares com a realidade cotidiana dos alunos. Neste sentido é necessário que o professor planeje ações didáticas que levem em conta o dia-a-dia do aluno, atue como mediador, problematizando e criando oportunidades a partir da sequência didática que valorizem o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento da biologia. Assim, temos como objetivo apresentar uma sequência didática com base na aprendizagem ativas, tendo como referência as metodologias ativas, abordagem do ensino por investigação e a contextualização para desenvolver o tema artrópodes com estudantes do Ensino Médio. O estudo envolverá 24 professores da Rede Estadual de Limoeiro-PE e Vitória de Santo Antão-PE que responderão um questionário para diagnosticar como estão abordando o conteúdo artrópode em suas aulas; e estudantes de quatro turmas do 2o ano do Ensino Médio (total de 159 estudantes) de uma escola de Limoeiro-PE, que participarão do processo de intervenção mediante uma sequência didática distribuídas em seis etapas. A avaliação da intervenção será verificada por método observacional, e registros feitos pelos estudantes, como também por meio de questionário aplicado aos alunos após a intervenção. A contribuição desta pesquisa está na apresentação de um manual com orientações que possibilitem aos professores a replicação das estratégias didáticas deste projeto, bem como a construção e a aplicação de jogos com base na contextualização e investigação.

Externa à Instituição - CAROLINA NASCIMENTO SPIEGEL
Presidente - 1654793 - LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
Interna - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
Notícia cadastrada em: 14/06/2021 15:43