Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE LUIZ DOS SANTOS CASTELO BRANCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRE LUIZ DOS SANTOS CASTELO BRANCO
DATA : 08/06/2021
LOCAL: Google Meet

MUITO ALÉM DA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA VISÃO PROTAGONISTA DO TEMA

Adolescência, Sexualidade, Gravidez.

A adolescência é considerada uma das fases mais difíceis da vida, sendo um momento extremamente confuso, na qual os jovens passam por diversas transformações e descobertas, especialmente sexuais. Diante de tantas mudanças e com tantas informações disponíveis, muitos estudantes ainda passam por situações como gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis. Diante deste cenário, a presente pesquisa tem por objetivo fomentar o conhecimento, nos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, sobre a educação sexual e gravidez na adolescência, com produção e avaliação da eficácia de uma sequência didática no processo de ensino-aprendizagem do tema proposto. A sequência será composta por 7 etapas que consistem em: 1 - responder um questionário sobre o tema em busca de estabelecer o conhecimento prévio de cada um; 2 – execução de uma adaptação do círculo hermenêutico dialético, em busca de uma construção coletiva sobre o tema; 3 – aplicação em grupo de um questionário destinado a uma pessoa de seu convívio sobre o tema; 4 – participação de uma roda de conversa com profissionais da área de saúde e pessoas que passaram pela gravidez na adolescência; 5 – apresentação, por parte dos grupos de estudantes, dos resultados obtidos através de sua pesquisa de campo; 6 – aplicação de uma sala de aula invertida para abordagem dos temas aparelho reprodutor masculino e feminino; 7 – responder um segundo questionário sobre o tema, afim aferir a evolução do aluno, tendo como referencial o início do processo. Com isso, espera-se produzir uma Sequência Didática como produto educacional que possa melhorar a abordagem sobre educação sexual na escola.

Interno - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Interna - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
Presidente - 1038543 - SIMONE DO NASCIMENTO FRAGA
Notícia cadastrada em: 02/06/2021 16:50