CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE NO ENSINO MÉDIO
Fotossíntese; Ensino médio; Desafios de aprendizagem; Mapas conceituais.
Estudar fotossíntese no ensino médio é crucial para uma compreensão abrangente da
Biologia e dos sistemas naturais. Esse é um processo pelo qual as plantas, algas e
algumas bactérias convertem luz solar em energia química, desempenhando um papel
fundamental na sustentação da vida na Terra. A fotossíntese é essencial para a produção
de oxigênio, um gás vital e ela fornece a base para a cadeia alimentar, pois as plantas são
a principal fonte de alimento para muitos seres vivos. Compreender os componentes do
processo, como a clorofila e os pigmentos, ajuda os alunos a apreciarem a complexidade e
a importância da fotossíntese. O estudo também é relevante para questões ambientais,
como a mudança climática, aspecto preponderante nos dias atuais, uma vez que as
plantas desempenham um papel na captura de dióxido de carbono da atmosfera. Isso
destaca a relevância dos estudantes compreenderem como a fotossíntese afeta os
ecossistemas e o equilíbrio ambiental. Os desafios para a aprendizagem presentes neste
estudo existem para alguns estudantes devido à sua complexidade conceitual e à
necessidade de compreender processos bioquímicos detalhados. O vocabulário técnico, o
processo abstrato e a relação com outras ciências básicas como a química e a física,
dificulta o processo de compreensão; tornando a memorização das etapas algo intangível
para a maioria dos alunos. A compreensão do processo em sua completude, muitas vezes
depende da interpretação de diagramas e representações visuais robustas, o que pode ser
um desafio para alguns estudantes. Para superar essas dificuldades do ensino-
aprendizagem e colocar o aluno como protagonista de seu aprendizado propõe-se o
estudo da fotossíntese no ensino médio, através de mapas conceituais, proporcionando
uma base sólida para a compreensão dos processos vitais da natureza, de maneira à
promover a conscientização ambiental e uma apreciação mais profunda da Biologia.