PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA SOBRE FECUNDAÇÃO HUMANA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Embriologia; Gamificação; Sequência Didática; Ensino de Biologia; Ensino por Investigação; Metodologias ativas.
O ensino da Biologia é cheio de particularidades e ramos que abrem a visão do alunado para
um mundo repleto de curiosidades a respeito de um universo tanto macroscópico quanto
microscópico. Fazendo parte dos componentes curriculares no ensino médio existem os
conteúdos relacionados a área da embriologia, que também pode ser definida como altamente
interdisciplinar, pois nela se interseccionam conceitos da bioquímica, genética, biologia
celular, histologia e anatomia. Por se tratar de um ramo da biologia repleto de complexidades,
faz-se necessário o uso de metodologias diversificadas para superar o ensino monótono e
voltado apenas para a memorização de termos e conceitos científicos. Na literatura existem
várias formas de transformar a metodologia em um processo ativo, atrativo e protagonizado
pelos estudantes em sala de aula, uma destas formas é através da utilização de jogos lúdicos.
Com o intuito de facilitar e motivar aos professores no ensino da Biologia, mais precisamente
ao conteúdo de fecundação humana, pretende-se propor uma sequência didática com a
utilização da gamificação como metodologia ativa do processo de ensino-aprendizagem.