Banca de DEFESA: VÍVIAN ALBUQUERQUE DA SILVA

DISCENTE: VÍVIAN ALBUQUERQUE DA SILVA
DATA : 27/03/2024
LOCAL: GOOGLE MEET - VIDEOCONFERÊNCIA

EDUCAÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMATRANSVERSAL SEXUALIDADE COM ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO

Ensino de Biologia. Oficinas. Saúde. Corpo Humano

A pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades de uma Sequência Didática com o desenvolvimento de oficina pedagógica mediante discussões sobre a Educação Sexual no eixo Sexualidade com estudantes da educação básica. A educação para a sexualidade procura orientar o indivíduo para os cuidados com o corpo, mediante informações e o desenvolvimento de práticas que estimule o sujeito a ressignificar condutas e valores, visando estabelecer o respeito as diferenças e a melhoria da saúde mental e relações sociais. A proposta envolve uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva por meios de oficinas pedagógicas e uso de fantoches, visando flexões sobre a temática sexo e sexualidade, chamando a atenção para a responsabilidadede cuidar da saúde corporal, mental e social. Nesse processo de ensino-aprendizagem, preconizamos a busca por novas alternativas didático-pedagógicas, que propiciem um modelo de ensino mais dinâmico e atrativo para os estudantes. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, descritiva e observacional, cuja coleta de dados correrá através de questionário (pré e pós teste), o uso da vídeogravação e fotografias mediante a participação nas rodas de conversa, reflexões, diálogos entre educador/educando e educando/educando, e também na Dramatização utilizando o teatro de fantoches. A aplicação da proposta contou com a participação de um total de 30 estudantes do 3º Anos do ensino médio. Observou-se nos resultados a importância dos debates diante da temática abordada, ressaltando que a falta de orientação sexual na família e o uso indiscriminado de informação, que muitas vezes, sem segurança e sem intenção educativa através da mídia, internet ou amigos podem levar os adolescentes a obterem informações equivocadas, por sua vez, a escola configura-se um espaço importante para promoção de saúde e reflexão de suas atitudes e valores. Ao final percebeu-se que durante a sequência foi possível ocorrer a aprendizagem acerca dos conceitos estudados, evidenciados diante da participação nos debates e produção do teatro de fantoches. Por fim, deve-se lembrar que o ensino da Educação Sexual vai além de ensinar o papel biológico, e portanto, o professor assume o papel de mediador na formação social dos jovens contribuindo para as tomadas de decisão durante sua vida, por consequência, salienta-se a importância dos espaços educativos em promover a dialogicidade do tema.

Externa à Instituição - ANA LÚCIA GOMES CAVALCANTI NETO
Interno - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Presidente - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 17:20