Banca de DEFESA: LUIZA DANIELLE DE SANTANA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZA DANIELLE DE SANTANA COSTA
DATA : 26/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A ARTE COMO FERRAMENTA PARA ENTENDER A DINÂMICA DA POLINIZAÇÃO: um estudo de caso na construção de quadros decorativos no ensino médio.



PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Biologia; Botânica, Arte Botânica, STEAM, Sequência didática, polinização


PÁGINAS: 103
RESUMO:

A arte visual pode oferecer subsídios para ampliar a percepção dos estudantes sobre a morfologia das plantas e suas estratégias de polinização, além de desenvolver a criatividade, a participação e a colaboração. No presente trabalho foi elaborada uma sequência didática investigativa, utilizando a arte como recurso didático, proporcionando uma aprendizagem significativa, com o intuito de motivar os estudantes a se aprofundarem no conhecimento botânico. Trata-se de uma pesquisa participante, a partir da arte botânica, baseada na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), explorando a biodiversidade local, na produção de quadros desenvolvidos a partir de técnicas de desidratação de flores e informações botânicas, evidenciando a importância da polinização para o sistema vivo. A atividade foi dividida em quatro etapas com realização de oficinas, as quais tiveram como prioridade a investigação e identificação das espécies, pesquisa e observação das interações das flores com os organismos vivos. Realizamos testes de técnicas de desidratação e prensagem das plantas para a produção dos quadros e material informativo com o uso da tecnologia, que foram disponibilizados por Qr-Code, a fim de divulgar através da arte os conhecimentos botânicos. Ao final da SDI, os quadros produzidos pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho foram expostos na biblioteca da escola e, como produto da sequência didática, foi construído material instrutivo para que outros docentes possam replicar a atividade. Os resultados demonstram que a abordagem interdisciplinar e colaborativa através da arte, contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes, estimulando a curiosidade, e a capacidade investigativa. Aproximando-os dos saberes botânicos, ampliando a discussão e  interesse sobre os temas por meio do despertar da  curiosidade e a capacidade investigativa


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1545992 - AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
Externo ao Programa - 1560659 - KLEBER ANDRADE DA SILVA - nullPresidente - 3630607 - TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
Notícia cadastrada em: 19/03/2024 09:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01