Banca de DEFESA: TEONE PEREIRA DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEONE PEREIRA DA SILVA FILHO
DATA : 26/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAPACURÁ COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM SOBRE O OLHAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Estação Ecológica; Espaço não formal; Guia; Biologia; Socioambiental.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

As unidades de conservação são consideradas como importantes espaços não formais de aprendizagem, de caráter institucionalizado, em que ocorrem a promoção da educação ambiental e científica através de práticas educativas com o uso de uma linguagem de fácil entendimento. Nos dias atuais é recorrente a busca de estratégias e materiais paradidáticos para auxiliar o trabalho pedagógico na promoção de uma educação socioambiental, tais como o uso de guias informativos. Essa estratégia visa considerar o contexto no qual os estudantes estão inseridos e contribuir com a formação de cidadãos críticos capazes de identificar os problemas
socioambientais e propor soluções. A Estação Ecológica do Tapacurá (EET), localizada no município de São Lourenço da Mata é considerada um importante espaço não formal de aprendizagem que pode proporcionar aos estudantes a construção do conhecimento científico de forma prazerosa e significativa através de sua própria experiência. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa foi aplicar uma sequência didática sobre conceitos de educação ambiental com estudantes do ensino médio, culminando na elaboração de um guia educativo sobre a
Estação Ecológica do Tapacurá. A pesquisa foi realizada com estudantes do 3o ano do Ensino Médio da Escola Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. Enquanto as ações de educação ambiental, trilhas ecológicas e registros fotográficos foram desenvolvidas na EET. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, descritiva e observacional e de campo,mediante a aplicação de uma sequência didática emergindo o subproduto – o guia da EET. A análise dos dados seguiu as perspectivas de Bardin (2016) a partir do questionário prévio. Entendemos que a realização de pesquisas científicas e a condução de atividades de educação ambiental pode estimular e desenvolver uma consciência ambiental dos estudantes, sendo
essencial para a sua formação educacional e científica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.924.664-** - EDNILZA MARANHAO DOS SANTOS - UFRPE
Interno - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Externa à Instituição - SUZANE BEZERRA DE FRANCA
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 10:01
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