Banca de DEFESA: ROBSON GOMES DE FREITAS

DISCENTE: ROBSON GOMES DE FREITAS
DATA : 25/03/2024
LOCAL: GOOGLE MEET-VIDEO CONFERENCIA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A COMPREENSÃO DE ESPÉCIES EXÓTICAS E INVASORAS NO ENSINO MÉDIO

ensino de biologia, educação ambiental, sequência didática, espécies exóticas e invasoras.

Este estudo mostrou a eficácia de uma sequência didática e investigativa aplicada em uma escola de ensino médio, focada na problemática das espécies exóticas e invasoras. A pesquisa envolveu uma abordagem participativa, na qual os alunos foram engajados em diversas estratégias pedagógicas. A sequência didática incluiu atividades como aula de campo, práticas, debates e elaboração de propostas de mitigação. O objetivo era promover a compreensão dos alunos sobre os problemas e danos causados por espécies exóticas e invasoras, bem como capacitá-los a desenvolver estratégias para lidar com essas questões. Os resultados revelaram que a abordagem investigativa e participativa contribuiu para o processo de aprendizagem dos alunos. Eles apresentaram um aumento na compreensão dos conceitos relacionados à invasão de espécies exóticas, bem como na capacidade de analisar criticamente dados e propor soluções para a mitigação dos problemas identificados. Além disso, os alunos demonstraram um maior interesse e envolvimento nas questões ambientais após a implementação da sequência didática. Isso sugere que a abordagem adotada foi eficaz não apenas na promoção do aprendizado, mas também no estímulo à conscientização e ao interesse dos alunos em questões ambientais., Os resultados deste estudo destacam a importância de estratégias pedagógicas participativas e investigativas no ensino de questões ambientais, especialmente aquelas relacionadas a espécies exóticas e invasoras. Essas abordagens podem não apenas promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas também estimular o engajamento dos alunos em questões socioambientais relevantes.

Interno - 1545992 - AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
Externa à Instituição - JOZÉLIA MARIA DE SOUSA CORREIA
Presidente - 1654793 - LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 13:56