Banca de DEFESA: DANÚBIA VIEIRA DE MELO

DISCENTE: DANÚBIA VIEIRA DE MELO
DATA : 02/02/2024
LOCAL: Google Meet

SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTAs)

Enfermidades; Contaminação; Microrganismos; Educação e Saúde.

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são originadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados por microrganismos que, em sua maior parte, são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. As DTAs podem se apresentar desde ligeiras indisposições à situações que requerem cuidados hospitalares ou mesmo culminarem em morte. Dentre os principais sintomas estão náuseas, vômitos e diarreias, acompanhadas, ou não, de febre. No cotidiano é perceptível a desinformação das pessoas sobre os cuidados básicos de higiene e manipulação dos alimentos, além de formas de prevenção contra DTAs. Diante disso, o ensino de biologia deve abordar este tema relacionado ao cotidiano do aluno, buscando utilizar uma estratégia mais dinâmica e de linguagem simples, para que este conteúdo também possa ser trabalhado de forma interdisciplinar, incluindo, como recurso didático, uma sequência didática e o cordel como ferramenta de auxílio no ensino e prevenção destas doenças. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com dados coletados por meio de questionários semiestruturados que foram aplicados com os estudantes de uma Escola de Referência em Ensino Médio, possibilitando na compreensão das dificuldades dos alunos na abordagem do tema. A pesquisa foi amparada na elaboração e aplicação de uma sequência didática, que teve início com a apresentação do problema e uma aula de campo. Nela foram valorizados os conhecimentos prévios dos estudantes, como também sua autonomia na elaboração de hipóteses. A SD foi finalizada, após uma oficina de cordel, onde os estudantes aplicaram os conhecimentos adquiridos sobre DTAs, na construção de um cordel, e em seguida puderam compartilhar seu trabalho com a comunidade escolar. A metodologia, desenvolvida e aplicada nesta Sequência Didática, apresentou bons resultados na construção dos conhecimentos, sobre doenças transmitidas por alimentos e seus métodos de prevenção. Também favoreceu o desenvolvimento de algumas habilidades e competências necessárias, para o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes como cidadãos críticos e reflexivos, além de proporcionar, aos estudantes, uma melhor compreensão do tema abordado, por meio da interdisciplinaridade e da participação dos alunos na construção de seu conhecimento.

Externo à Instituição - FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS - UFPB
Presidente - 2855583 - ISABELLA MACARIO FERRO CAVALCANTI
Interna - 1285784 - SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
Notícia cadastrada em: 30/01/2024 08:41