Banca de QUALIFICAÇÃO: UANNE FREIRE BEZERRA ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UANNE FREIRE BEZERRA ARAÚJO
DATA : 28/08/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET

O QUE SÃO SINDEMIAS? DESAFIOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM UM CENÁRIO DE TRANSFORMAÇÕES GLOBAIS

mapas virtuais; autocuidado; saúde; pandemia; protagonismo discente.

O termo sindemia foi definido na década de 1990 como conjunto de problemas de saúde intimamente interligados que aumentam mutuamente e afetam significativamente o estado geral de saúde de uma população, no contexto de persistência de condições sociais adversas. Considerando a temática Sindemias e seus impactos na sociedade, destaca-se no contexto escolar a importância do desenvolvimento de estratégias pedagógicas que possam contribuir com o debate dos conhecimentos científicos contextualizados ao cotidiano das estudantes. No ensino da Biologia baseado em metodologias que estimulem a motivação e a aprendizagem dos estudantes, destacam-se as sequências didáticas e metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), utilizando-se da problematização como estratégia de ensino e aprendizagem, oportunizando o protagonismo juvenil na busca e construção do conhecimento. O presente projeto pretende desenvolver uma sequência didática para o ensino do conteúdo Sindemias, estimulando competências de pesquisadores em estudantes de Ensino Médio de uma escola pública. A proposta da sequência didática será organizada em três etapas, abordando na primeira etapa o mapeamento de algumas concepções prévias dos estudantes sobre doença, bem estar e epidemiologia. Em uma segunda etapa, será realizada a sistematização dos conhecimentos por meio da leitura crítica de textos e debate de fatores agravantes à disseminação de doenças, para apresentação formal de conceitos. Na última etapa, chamada de problematização, as estudantes exercerão sua criatividade por meio de uma atividade interativa na qual irão “gerir” indicadores socioeconômicos e ambientais em países fictícios para observar as consequências destes índices sobre as condições de saúde da população – retroalimentando a construção do conceito de sindemia. Competências de protagonismo estudantil, autocuidado e empatia serão estimuladas por meio de atividades de role-playing, nas quais as estudantes atuarão como representantes da Organização Mundial de Saúde para propor medidas destinadas à contenção de sindemias. Por meio de debates e socialização do conhecimento coletivo, será gerado como produto uma sequência didática para a apresentação e discussão do conteúdo sindemias, especialmente útil em um contexto pós-pandemia do COVID-19.

Externo à Instituição - HENRIQUE RAFAEL PONTES FERREIRA
Interno - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Presidente - 1256096 - SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 13:32