Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA D'ARC FELIX DE LUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA D'ARC FELIX DE LUNA
DATA : 13/06/2023

O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE: CAMINHOS PARA O TRABALHO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO

Saúde Sexual. Sexualidade. Corpo e Saúde. Jogo Didático. Ensino de Biologia.

As normas e valores culturais são os elementos fundantes da sexualidade, variando de cultura para cultura, de país para país, de época para época, estando em constante mudança. Por décadas, o discurso higienista circulou intensamente no Brasil, reduzindo o conhecimento do próprio corpo e sobre sexo a formas de se manter saudável e evitar a propagação de doenças. A educação sexual começa a ganhar voz um pouco mais da
metade do século XX, com os movimentos ativistas sociais que começaram a trazer um novo olhar para a sexualidade e a defender a liberdade sexual das mulheres. No espaço educativo, ao se trabalhar com educação sexual, entendemos como um caminho interessante o trabalho docente baseado em metodologias investigativas e lúdicas, pois a escola deve ser um espaço de promoção da autonomia discente na construção do conhecimento, através de um processo ativo, tornando os estudantes protagonistas. Desta forma, o presente trabalho se propõe a realizar uma intervenção pedagógica pautada na problematização, investigação e construção coletiva de uma cartilha com uma série de aulas que culminam na construção coletiva de uma cartilha, que conterá uma sequência didática que culmina na construção de um jogo didático que abordará sexo, sexualidade, fisiologia humana, gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, dentre outras. O jogo denomina-se “Na trilha da Educação Sexual” e objetiva-se oportunizar aos estudantes o debate e a sensibilização acerca do tema. Apesar de ser um tema em que se pode encontrar bastante material informativo, principalmente com o advento da internet, as informações podem chegar a esses jovens de forma deturpada e muitas vezes com dados errados. Logo, espera-se que os estudantes, a partir da participação nas aulas e no jogo, identifiquem e sejam multiplicadores das informações corretas e implementem adequadas práticas de educação e saúde.

Presidente - 2887335 - DANILO DE CARVALHO LEANDRO
Externo à Instituição - JULIO CESAR DE OLIVEIRA SANTOS
Interna - 1038543 - SIMONE DO NASCIMENTO FRAGA
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 13:43