PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE FOTOSSÍNTESE
Aprendizagem significativa – Fotossíntese – Ensino de Biologia – Ensino por investigação - Ensino Médio
A escola como instrumento formal de ensino e aprendizagem pode conduzir os estudantes através da teoria de Ausubel ao que ele concebeu como aprendizagem significativa. Através de métodos que levem em consideração o conhecimento prévio dos alunos e que proporcionem contato com conhecimentos novos para a promoção de processos de ressignificação. Esta pesquisa tem como objetivo propor o uso de uma sequência didática de abordagem investigativa como meio para proporcionar uma aprendizagem significativa, incentivando a autonomia e o protagonismo estudantil. Essa sequência didática terá como tema a fotossíntese, considerado um tema integrador que tem como escopo conhecimentosbiológicos que articulam bioquímica, biologia celular, fisiologia e ecologia. Será realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento de referências teóricas em publicações científicas a respeito do ensino da fotossíntese para o Ensino Médio e como produto final desse trabalho será proposta uma sequência didática com um manual de orientação para ser aplicada por professores de Biologia do Ensino Médio.