Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA DANIELLE DE SANTANA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZA DANIELLE DE SANTANA COSTA
DATA : 29/05/2023

APRENDENDO BOTÂNICA COM A ARTE: Confecção de Quadros Decorativos Auxiliando o Entendimento da Polinização

Ensino de Biologia; Botânica, Arte Botânica, STEAM, Sequência didática, polinização.

A arte visual pode oferecer subsídios para ampliar a percepção dos estudantes sobre a morfologia das plantas e suas estratégias de polinização, além de desenvolver a criatividade, a participação e a colaboração. O presente projeto visa construir uma sequência didática investigativa utilizando a arte como recurso didático, proporcionando uma aprendizagem significativa e motivar os estudantes a se aprofundar no conhecimento botânico. Será realizada uma pesquisa participante, a partir da arte botânica, baseada na metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), exploraremos a biodiversidade local, e a reutilização de materiais na produção de quadros desenvolvidos a partir de técnicas e informações botânicas, evidenciando a importância da polinização para o sistema vivo. A atividade será dividida em quatro etapas com realização de oficinas, as quais terão como prioridade a investigação e identificação das espécies, pesquisa e observação das interações das flores com os organismos vivos. Realizaremos testes de técnicas de desidratação e prensagem das plantas, para a produção dos quadros e material informativo com o uso da tecnologia, que serão disponibilizados por Qr-Code, a fim de divulgar através da arte os conhecimentos botânicos. Ao final da SDI, os quadros produzidos pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho serão expostos na biblioteca da escola e, será construído como produto da sequência didática, material instrutivo para outros docentes poderem replicar a atividade. Espera-se que a partir da aplicação dessa SDI, com o uso da metodologia ativa STEAM, promova a construção do aprendizado botânico de forma autônoma por uma abordagem construtivista e investigativa, sobre a importância da polinização e das flores para a manutenção do sistema vivo.

Interno - 1545992 - AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
Interno - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Presidente - 3630607 - TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 11:07