Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL PEREIRA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL PEREIRA DE MELO
DATA : 30/05/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET

SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE TRILHA INTERPRETATIVA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ECOLOGIA NA CAATINGA

Metodologias ativas; Recurso didático; Trilha interpretativa.

O domínio fitogeográfico caatinga é exclusivamente brasileiro e o principal ecossistema da região Nordeste, ocupando uma área equivalente a 10,1% do território nacional. O desconhecimento de suas potencialidades faz desse, o domínio menos estudado do país. Como o ensino de Ecologia deve ser relacionado ao local cotidiano do aluno, ensinar Ecologia na caatinga se torna oportuno. Trilhas interpretativas são importantes atividades ecopedagógicas que auxiliam tanto no aprendizado, quanto na formação do cidadão. Com objetivo de incluir uma trilha interpretativa como ferramenta de ensino de ecologia, valorização, defesa e fortalecimento do sentimento de pertencimento da caatinga; busca-se utilizá-la como uma estratégia de educação vivenciada. Para isso, foi elaborado e realizado um roteiro de atividades pedagógicas que contextualiza os elementos naturais de uma das trilhas ecológicas do Parque Estadual Mata da Pimenteira (Serra Talhada–PE); em pontos interpretativos que abordam vários temas ligados ao meio ambiente, ao bioma em questão e vários outros conteúdos da biologia. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com dados coletados por meio de questionário semiestruturado a ser aplicado aos estudantes de uma Escola de Referência em Ensino Médio, que ajudará na compreensão da base empírica dos discentes na abordagem do tema e relatos coletados dos escolares durante as aulas teóricas e de campo.  A pesquisa é amparada na elaboração e aplicação de uma sequência didática de cunho investigativo com uso de trilha interpretativa na Mata da Pimenteira, que culminará na produção de exsicatas, conteúdo digital e exposição fotográfica, elaborados pelos próprios alunos, onde abordarão o conteúdo de ecologia na Caatinga.

Presidente - 1545992 - AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
Interno - 1654793 - LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
Interna - 3630607 - TARCILA CORREIA DE LIMA NADIA
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 17:03