Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA CLEIDE TENÓRIO GOMES DE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍLIA CLEIDE TENÓRIO GOMES DE AGUIAR
DATA : 29/05/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET
TÍTULO:
AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE SAÚDE BUCAL NO ENSINO MÉDIO

PALAVRAS-CHAVES:
Educação em saúde; Prática experimental; Cárie.

PÁGINAS: 27
RESUMO:
Ensinar o tema saúde não é simples, pois requer percepção e esforço por parte do docente. Os
conteúdos ligados ao processo saúde-doença são bastante recorrentes durante as aulas de Ciências
e Biologia. A saúde bucal tem sua importância para a garantia da manutenção da saúde geral,
quando esta não se encontra em equilíbrio no processo saúde-doença, pode apresentar efeitos
negativos direto na vida de escolares. O professor tem um papel essencial de agente, que possibilita
aos estudantes os ensinamentos básicos, imprescindíveis para a realização da educação em saúde
bucal. As atividades experimentais criam situações em que os alunos aprendem a levantar uma
hipótese, testar e analisar os métodos usados para a comprovação, permitindo estes avaliarem os
seus erros e acertos. Através do processo de ensino-aprendizagem por meio da investigação
científica os estudantes são desafiados a testar e avaliar as suas próprias ideias, possibilitando o
desenvolvimento do senso crítico e tomada de decisões. Nessa pesquisa, do tipo qualitativa, será
estudada o desenvolvimento de uma Sequências Didáticas Investigativas (SDI) no Ensino da
biologia, com ênfase na Educação em Saúde voltada para a promoção da saúde bucal, doença cárie
e formas de prevenção.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1615555 - FRANCISCO CARLOS AMANAJAS DE AGUIAR JUNIOR
Interno - 1605570 - JOSE EDUARDO GARCIA
Externa ao Programa - 2294776 - LUCIANA DE BARROS CORREIA FONTES - null
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 16:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02